Prefeitura promove curso de emissão de notas eletrônica para agricultores

Iniciou ontem (26), o curso de emissão de notas eletrônicas de produtores rurais que está sendo promovido pela Prefeitura de Abelardo Luz, através da Secretaria de Agricultura e do setor de Blocos de Notas. O curso deve atender cerca de 200 agricultores inscritos em dois dias de capacitação, divididos em quatro turmas, com duração de meio período por grupo.

“Nosso objetivo é prestar informação aos produtores rurais de forma simples e objetiva para adesão ao processo de migração do papel para o eletrônico. Pois existe uma certa resistência ainda, talvez por falta de informação, conhecimento e por ainda não saber mexer no sistema”, explica a contadora e instrutora do curso, Suzana Barrivieira.

O agricultor Júlio César Viana, morador da comunidade do São Sebastião, no interior de Abelardo Luz, avalia a realização do curso como uma iniciativa fundamental. “Sem a capacitação a gente não vai conseguir fazer essas notas eletrônicas, e hoje foi muito importante para tirar as nossas dúvidas. Aos poucos vamos aprendendo e aprimorando nosso conhecimento para poder fazer as notas”, ressalta.

O prazo final para adoção completa da emissão de notas eletrônicas (NFP-e), foi prorrogado pelo Governo Federal para o dia 1º de maio de 2024, atendendo requisição do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O setor de Blocos da Prefeitura irá auxiliar os produtores rurais durante o processo de adoção do sistema, que pode ser feito pelo celular ou computador.