Economia

Abelardo Luz está localizado no Oeste de Santa Catarina, a 574 km da Capital, Florianópolis. O município de 17.847 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE 2018, dispõe de belos campos e é o que melhor se adapta a mecanização das lavouras, devido a planície ondulada de suas terras.

Com 955,37 quilômetros quadrados de extensão figura entre os maiores produtores de grãos de Santa Catarina, sendo líder na produção de milho e soja, as duas principais atividade agrícolas. É nesta terra de solo fértil, reconhecida como Capital Nacional da Semente de Soja, que se produz uma das melhores sementes de soja do país, com alto índice de germinação.

Em Abelardo Luz também fica a maior concentração de assentamentos da reforma agrária do Sul do Brasil, onde vivem aproxidamente 1,5 mil famílias assentadas, distribuídas em 22 assentamentos.

O maior rebanho de gado Charolês do Estado de Santa Catarina também esta concentrado no município. Ao longo do ano são realizados várias feiras de gado pelo Núcleo de Criadores Bovinos.

A cidade também se destaca na realização de eventos culturais, como por exemplo, o Festival da Música Popular e Sertaneja (Fempal), considerado um dos melhores do gênero do sul do país. Outro atrativo são os eventos tradicionalistas promovidos pelos CTGs Poncho Verde, Querência Farroupilha e Lenço Branco.

Outro orgulho dos habitantes do municipio é de ser a terra natal do ex-jogador da Seleção Brasileira, do Internacional e da Roma, Paulo Roberto Falcão.