Governo Municipal decreta situação de emergência em decorrência da estiagem em Abelardo Luz

O Governo Municipal de Abelardo Luz publicou nesta terça-feira (04), decreto de situação de emergência devido à seca que atinge o município e prejudica o setor produtivo. A decisão leva em conta  as perdas significativas em lavouras de soja, milho, feijão e principalmente pastagens, além de outras culturas.

Conforme o secretário de Agricultura, Carlos Sennes, a medida atende a recomendação do Conselho Municipal de  Desenvolvimento Rural – CMDR, que fez um levantamento dos estragos causados pela estiagem. “Estivemos visitando as comunidades e os agricultores mais afetados pela estiagem, as perdas variam de 25% a 80% das lavouras e pastagens, dependendo da região. O que se observa é que a precipitação de chuva foi bem irregular e mal distribuída, típico da estação de verão”, enfatiza.

Com o decreto, o Governo Municipal irá solicitar recursos das esferas estaduais e federais para amenizar os prejuízos causados pela seca e auxiliar os agricultores atingidos, principalmente através de programas como “Troca-Troca”. O decreto tem vigência de 180 dias e está disponível logo abaixo nos downloads.