Projeto de Abelardo Luz é um dos selecionados para apresentação no Congresso Brasileiro de Assistência Social

Uma experiência inovadora na área de prevenção e proteção às crianças em situação de risco promovida pelo município de Abelardo Luz foi selecionada para apresentação durante o 3º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social que ocorre de 5 a 9 de julho, em Gramado(RS). A experiência selecionada é oferecida pela Prefeitura de Abelardo Luz, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e está proporcionando oficinas de ioga, meditação e massagem Shantala para os beneficiados do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“O objetivo é resgatar a autoestima de crianças e adolescentes que são atendidos pelo Serviço de Convivência. Esta é uma inovação que está modificando a maneira dos beneficiados se relacionarem com a família e resgatando a autoestima de crianças e adolescentes atendidos pelo programa”, afirma o Secretário de Assistência Social, Vilmar Baumgratz.

A coordenadora do CRAS, Cristiane Marchesini Teixeira lembra que a vinda de uma monitora específica para essas atividades tornou possível colocar o projeto em prática. “O objetivo é trabalhar o nível emocional das crianças e adolescentes, tanto o ioga quanto a meditação tem seus ensinamentos focados no equilíbrio das emoções. Por isso temos grandes avanços na disciplina, no relaxamento, no relacionamento com os outros”, afirma.

Shantala é uma técnica de massagem indiana que consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê/criança e vem sendo cada vez mais popular em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios.  Já a técnica da ioga pratica posturas, técnicas respiratórias, meditação ou relaxamento são as estratégias da prática que se encontra entre as dez terapias mais utilizadas em todo o mundo.

Palestrarão nesse congresso os grandes renomes de referência na política de assistência social e da área do Serviço Social, como Márcia Lopes, Secretária Nacional de Assistência Social e a ex-Ministra do Desenvolvimento Social, Yolanda Guerra, mestre em Serviço Social, professora universitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (URJ) e autora de diversas bibliografias conceituadas na área do Serviço Social, dentre outras referências nacionais.