Saúde de Abelardo Luz está entre as 15 melhores do Estado em triagem neonatal

A Saúde de Abelardo Luz recebeu no início deste mês, da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, reconhecimento de excelência na triagem neonatal, que são ações preventivas responsáveis por identificar precocemente doenças em bebês, como o teste do pezinho. O município ficou entre os quinze melhores do estado neste segmento da saúde pública, entre os 295 municípios avaliados.

“É motivo de orgulho e satisfação, pois se trata de um reconhecimento que demonstra todo nosso esforço enquanto Administração Municipal e da equipe de Saúde, técnicos e enfermeiros, em aprimorar cada vez mais a Saúde de nosso Município, oferecendo para a população atendimento de qualidade e de excelência”, comemora a secretária de Saúde de Abelardo Luz, Adriana Papini.

A coordenadora de Atenção Primária, Franciele Basso, que esteve em Florianópolis*, no último dia 19 de outubro para receber o reconhecimento de excelência para a Saúde de Abelardo Luz na triagem neonatal, explica que entre os critérios avaliados está a coleta de material em quantidade suficiente dentro do período indicado e envio para labor atório de análise. “É importante a coleta ser realizada entre o 3° e 5° dia após o nascimento do bebê, onde é possível identificar seis importantes doenças, por isso, o quanto antes for identificado mais eficaz será o tratamento para evitar agravamentos.”

Devido a excelência na realização dos testes, Abelardo Luz será um dos municípios multiplicadores na região, realizando capacitações presenciais para outros municípios também aprimorarem as coletas. “Isso mostra também o empenho das equipes, em especial da enfermagem, técnicos e enfermeiros, que fazem essa coleta e mostram que estão capacitados para realizar esse exame”, frisa Franciele.

O teste do pezinho é gratuito em todas as unidades de saúde de Abelardo Luz e realizado sem agendamento, basta apresentar documentos do bebê, como a declaração do nascido vivo que é emitido pelo hospital no momento da alta.

*Na foto a coordenadora de Atenção Primária, Franciele Basso, junto com o secretário de Saúde do Estado, Aldo Baptista Neto.