Formação do PNAIC reúne educadores de Abelardo Luz

A Prefeitura Municipal de Abelardo Luz, através da Secretaria de Educação, realizou durante toda quarta-feira (23), curso de formação para os educadores do Pnaic (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa). O encontro ocorreu na Escola Municipal Romildo Menegatti.

O Pnaic se caracteriza pela integração e estruturação de diversas ações, materiais pedagógicos e referências curriculares do Ministério da Educação que contribuem para a alfabetização. O pacto tem como estratégia a formação de professores alfabetizadores, com total de 240 horas ao longo de dois anos.

Abelardo Luz fez a adesão ao Pacto em setembro de 2012 e possui 27 professores alfabetizadores e todos participam da formação e recebem do Governo Federal uma bolsa de R$ 200,00 mensais para desenvolver as atividades propostas pelo MEC.

“A formação continuada dos alfabetizadores precisa garantir as ferramentas para poder alfabetizar com planejamento. O curso tem enfoque nos planos de aula, nas sequências didáticas e na avaliação diagnóstica, onde se faz o mapeamento das habilidades e competências dos educandos, permitindo traças estratégias para o aluno aprender atingindo a alfabetização na idade certa”, afirma a Secretária de Educação, Iraci Chiquelero.