Programa Mulheres Mil realiza formatura de 50 mulheres nos cursos do Pronatec

Na tarde desta quarta-feira (23), o Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), realizou no plenário da Câmara de Vereadores, o encerramento dos cursos do Pronatec do Programa Mulheres Mil em Abelardo Luz. O programa foi uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Receberam seus certificados 50 mulheres nos cursos de artesão em bordado à mão, auxiliar administrativo e produtor de derivados de leite que teve duas turmas: uma no assentamento José Maria e outra no assentamento 25 de Maio.

O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal e tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. São cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas.

Esse programa atende um público específico de mulheres e utiliza uma metodologia específica que privilegia temas como elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da Mulher, inclusão digital, cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

“Estes cursos são muito importantes na qualificação dessas mulheres que tanto buscam uma nova fonte de renda, como também aprimorar seus trabalhos. É motivo de muito orgulho fazermos parte da história de superação dessas mulheres que são exemplos de profissionalismo e de dedicação”, diz o Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli,