Abelardo Luz em parceria com ADEHASC realizam seminário de habitação e regularização fundiária

No dia 21 de fevereiro de 2015 o município de Abelardo Luz foi realizado o primeiro Seminário de Habitação com a finalidade de divulgar os programas federais e estaduais de habitação, em especial o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades e o Programa Lar Legal de Regularização Fundiária que está sendo desenvolvimento neste município pela ADEHASC – Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina com recursos do Governo Federal com recursos do FDS – Fundo de Desenvolvimento Social e de regularização Fundiária, ambos com a parceria técnica com os Municípios através da prefeitura Municipal.

O Seminário contou com a presença de bom público todos localizados na Vila Ceres, um dos bairros de maior necessidade habitacional e onde se iniciou esse processo de regularização pelo Lar Legal em parceria com a ADEHASC.  No programa de Habitação o programa foi desenvolvido para pessoas com renda máxima de R$ 1.600,00 familiar. As famílias não podem já ter sido beneficiados com programas habitacionais e segundo a Portaria 595/2013 do Governo Federal é feito para um público preferencial tais como: Mulheres chefes de família, mães chefes de família ou em condições de vulnerabilidade, idosos, famílias em condições de risco, famílias que contenham pessoas com deficiência em sua composição familiar.

Nesse dia, além da realização explicações sobre os programas e de cadastros de famílias foram abordados os meios para que as pessoas possam se beneficiar dos programas. Foram explanados os critérios pelos técnicos da ADEHASC e os documentos das famílias interessadas em participar do programa. Também foi definido mais um critério de participação que é a necessidade de residir no município.

Segundo Djalma Morell, presidente da ADEHASC o programa passa por diversas etapas diferente dos financiamentos convencionais podendo se estender por mais de 15 meses de trabalho até a contração definitiva dos aprovados pela entidade, Caixa Econômica Federal e Conselho Curador do FDS em Brasília.

Segundo os Membros da ADEHASC o próximo passo será verificar a situação dos terrenos de cada morador bem como a parte legal da documentação.  Outras famílias que não estiveram presentes no Seminário podem procurar Avito Corrêa, ou Thiago Konsiski na secretaria de Habitação e fazer o cadastro bem com pegar a relação de documentos necessários para participar do programa.

Quanto ao programa Lar Legal esse está na sua fase final de juntada de documentos e de produção dos mapas e memoriais que foram produzidas por uma empresa local TOPSUL de Abelardo Luz. Avito Corrêa que coordenou esse processo de juntada de documentos do Lar Legal afirma que está muito satisfeito e se comprometeu com os moradores em dar continuidade aos programas em outros bairros. Ele afirma que também vai fazer uma triagem para juntar diversos documentos para as famílias serem beneficiadas pelo FDS ENTIDADES nesse bairro afirmou.

Thiago Konsiski, coordenador do Orçamento Participativo e Avito Corrêa estavam representando a prefeitura nesta reunião. Avito que também é representante da ADEHASC em Abelardo Luz, afirma que na próxima semana estará reiniciando todo esse processo no bairro São Pedro.