Governo Municipal de Abelardo Luz define novas medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19

O Governo Municipal de Abelardo Luz alterou o decreto que estabelece medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O documento, publicado nesta quarta-feira (17), elenca outras ações e medidas que serão aplicadas no município levando em conta o nível da Avaliação de Risco Potencial do Estado de Santa Catarina para região de Xanxerê, a qual Abelardo Luz pertence, e que permanece em nível gravíssimo. Ainda, o colapso na rede de saúde pública e privada da região Oeste, com ausência de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e severo comprometimento do atendimento ambulatorial.

Além das medidas elencadas anteriormente, ficam suspensas até 1° de março atividades de estabelecimentos que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos, a exemplo de academias de ginástica e musculação. Outra medida incluída é a proibição aos clientes do comércio varejista, atacadista e afins, de provar roupas, calçados e acessórios dentro dos estabelecimentos.

As feiras livres, a exemplo da Feira da Agricultura Familiar, estão autorizadas a continuar acontecendo aos sábados, desde que observando as regras e medidas sanitárias dispostas na lei. O descumprimento das normas e medidas poderá acarretar em responsabilização do proprietário do estabelecimento por infração sanitária nos termos da lei.