Assentados realizam amostra de serviços da agricultura familiar

Para comemorar os 32 anos da Reforma Agrária celebrada no dia de hoje (25) em Abelardo Luz, famílias dos assentamentos do município realizaram na Praça Central, uma pequena exposição de alimentos produzidos pela agricultura familiar. O Prefeito Interino Lucas Sernajoto, prestigiou a ação e também conversou com as famílias conhecendo um pouco mais de algumas histórias.

Desde 2013 esse é o dia de comemoração da primeira ocupação do MST no Brasil. A história da reforma agrária iniciou em 25 de maio de 1985, aonde centenas de famílias de agricultores sem terra, vindas de vários municípios da região, chegaram à fazenda Papuan, buscando construir uma vida com mais oportunidade e qualidade.

Conforme o prefeito interino, a data além de marcar um acontecimento histórico é de festejo para as famílias, “que buscaram uma melhor qualidade de vida, com mais dignidade e direitos”. Também salientou a “grande indústria que as famílias assentadas representam para o município, responsáveis por parte do desenvolvimento econômico, representando a agricultura familiar em toda a região”.

Conforme dados do Incra, Abelardo luz é um dos municípios que mais concentra assentamentos no Brasil. Conta com cerca de 1.500 famílias assentadas em uma área maior de 20 mil hectares.

Responsáveis pelo desenvolvimento e produtividade do município, as famílias assentadas produzem mais de 20 milhões de litros de leite ao ano, e realizam uma produção diversificada: feijão, mandioca, milho, hortaliças, além da piscicultura e apicultura.

Reconhecendo o produtivo trabalho exercido pelas famílias assentadas, a administração atual, busca junto aos órgãos responsáveis e ao governo a regularização e titulação dos lotes, Contratos de Concessão de Uso (CCU), para garantir uma vida mais segura e digna para as famílias assentadas.

Assessoria de Imprensa – Thamara Aparecida Verardo