1ª Conferência Municipal dos Idosos de Abelardo Luz reúne 250 pessoas

250 idosos prestigiaram a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, na quarta-feira (15), no Centro Comunitário do bairro Santa Luzia. O encontro foi uma promoção da Prefeitura de Abelardo luz e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). Várias autoridades prestigiaram o evento e destacaram a importância de através da participação buscar a garantia dos direitos da pessoa Idosa.

A conferência é um fórum municipal de debates sobre políticas do idoso sob o tem o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”. A conferencista do evento foi a Assistente Social, Iraci de Andrade, Mestre e Doutora em Serviço Social.

Foram eleitos delegados que vão participar da Conferência Estadual em Florianópolis e as propostas de ações e políticas a serem apresentadas ao Município, Estado e União. Todas as propostas foram organizadas em três eixos: Gestão (programas, projetos e ações), financiamento (fundo do idoso e orçamento público) e participação (política e no controle social).

Prestigiaram a conferência o Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli; o presidente da Câmara de Vereadores, Otílio da Câmara; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Iracema Grepan; o secretário de Assistência Social, Vilmar Baumgratz; o secretário de Administração, Sérgio Muniz; o secretário de Gestão e Finanças, Fabrício Antunes; o chefe de Gabinete, Vanderlei Guimarães e os vereadores Aldroaldo Machado, Antônio de Medeiros e Isabel de Andrade.

O encontro é um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado. O secretário de Assistência Social, Vilmar Baumgratz, lembra a importância dos idosos participarem da conferência. “É através da discussão democrática que conseguimos alavancar a qualidade de nossos serviços e políticas públicas. Somente com a participação dos próprios beneficiados é possível melhorar ainda mais nossos atendimentos”, destaca.