Novas medidas de enfrentamento a Covid-19 começam a valer a partir de hoje (02) em Abelardo Luz

Governo Municipal de Abelardo Luz publicou nesta quarta-feira (02), decreto n° 212/2021 que dispõe sobre medidas de enfrentamento à pandemia e estabelece novas providências e restrições para reduzir o risco de transmissão do coronavírus no município.  Dentre elas, a execução de Lei Seca por oito dias a partir das 15h de hoje (02), além de restrição de circulação das 22h às 6h e proibição de prática esportiva coletiva.

As decisões impostas no decreto foram tomadas coletivamente pelos governos dos municípios integrantes da AMAI e Defesa Civil para conter o avanço do vírus na região e evitar um novo colapso da saúde pública, uma vez que os casos ativos de Covid-19 voltaram a aumentar consideravelmente.

Dados da Missão Chronos, que realiza análise rápida e intuitiva dos dados relacionados a Covid-19 na região da AMAI, apontam para um aumento crescente dos casos ativos e um cenário ainda pior para os próximos 30 dias, uma vez que já são mais de 1000 novos casos nos últimos 15 dias na região. Média de mais de 70 novos casos diariamente. Totalizando quase 700 casos ativos na região, conforme dados levantados até ontem (01).

Sobre o decreto e as novas restrições

Além das restrições e proibições citadas anteriormente, o novo decreto suspende casas noturnas, shows, espetáculos e afins, além de eventos sociais de qualquer natureza, como casamentos e aniversários. Também estão proibidas as confraternizações familiares, independentemente do número de pessoas, exceto entre os residentes no local.

Outra medida é a proibição de concentração e permanência de pessoas em parques, praças, vias públicas, pátio de postos de combustíveis e demais espaços onde há risco potencial de ocorrer aglomerações, além da utilização de salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.

O decreto na íntegra está disponível no site da Prefeitura de Abelardo Luz. Pelo link: