Comitiva de Abelardo Luz esteve em Brasília para reuniões em ministérios e apresentar pautas e reivindicações

Durante esta semana uma comitiva de Abelardo Luz composta pelo Poder Executivo e Legislativo, com prefeito Nerci Santin, o secretário de Administração, Aléssio Valandro, o presidente da Câmara de Vereadores, Otílio da Camara (MDB), e os vereadores Carlos de Sennes (MDB) e o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, Alzomiro Brizola (PT),  estiveram na capital federal, Brasília (DF), para apresentar demandas e participar de reuniões em ministérios e departamentos voltados à agricultura, assentamentos e infraestrutura. 

O prefeito Nerci Santin avalia positivamente a viagem e agenda realizada em Brasília. “Isso demonstra empenho e comprometimento em representar os interesses de nosso Município junto às instâncias governamentais em Brasília. Tivemos várias reuniões e diversos assuntos debatidos com encaminhamentos bem positivos na busca de recursos para implementação de projetos que melhorem a vida dos abelardenses, além da busca por soluções para alguns questões pontuais que demandam de atenção especial, como conclusão de obras através de convênios federais”, reforça.

Na agenda, esteve a visita à presidência do INCRA para tratar sobre a liberação das áreas comunitárias dos assentamentos para o Município, desta forma o Governo Municipal poderia investir recursos próprios para reformas e estruturação destes locais, como nos pavilhões.  Além disso, foi debatida a regularização de lotes conforme a Lei n° 3768, assunto que também esteve na pauta da reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde a comitiva abelardense esteve acompanhada da deputada federal  Ana Paula Lima (PT). 

A manutenção das estradas rurais dos assentamentos também esteve em pauta. No INCRA foi requisitado recursos para contribuir com a restauração das estradas, além de recursos para pavimentação asfáltica no interior, sendo da Estrada da Produção até os Assentamentos, projeto apresentando junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A pavimentação asfáltica no perímetro urbano foi pauta da reunião no Ministério das Cidades, onde a comitiva de Abelardo Luz foi recebida pelo ministro da pasta, Jader Filho. 

Valdir Cobalchini (MDB), companheiro de longa data do prefeito Nerci Santin, recebeu a comitiva abelardense na Câmara Federal para falar sobre o andamento dos trabalhos e ouvir demandas, como a destinação de recursos para reforma das unidades de saúde do município. “Pretendemos fazer uma grande reforma na Unidade de Saúde Ângela Nardino Bertoncello e todo o recurso que venha a contribuir com esse projeto irá possibilitar fazer uma reestruturação ainda maior”, frisa o secretário de Administração, Aléssio Valandro. 

A comitiva abelardense também esteve no Palácio do Planalto na Secretaria Especial de Assuntos Federativos para tratar sobre a situação dos convênios federais existentes no município e o procedimento para conclusão das obras, como a da creche do Bairro Alvorada. “Pudemos fazer uma análise profunda junto com a equipe federal para solucionar problemas que se apresentam em obras com recursos federal, para dar os encaminhamentos corretos e obter recursos que possibilitem a finalização dessas obras para que a população possa começar a usufruir destes espaços” conclui Aléssio. 

A comitiva abelardense também esteve no gabinete dos deputados federais  Carlos Chiodini (MDB) e Pedro Uczai (PT), além de visita aos espaços do Congresso Nacional.