Prefeitura de Abelardo Luz implanta sistema digital para agilizar emissão de alvarás e habite-se

Moradores, engenheiros, arquitetos e técnicos de obras de Abelardo Luz agora podem dar andamento aos seus pedidos sem necessidade de ir pessoalmente até o Departamento de Engenharia do município. A partir do dia 07 de junho, a emissão de alvarás e habite-ses poderão ser solicitadas de maneira 100% online, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.

Com o objetivo de agilizar a tramitação de processos na cidade, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise do servidor realizados de forma física e manual. A tecnologia vai ajudar a reduzir o prazo de análise e emissão de documentos. 

Conforme o secretário de Administração, Aléssio Valandro, tem sido uma política adotada pelo Governo Municipal a implantação de sistemas online que visam facilitar o dia a dia dos abelardenses. “Existe essa necessidade de agilizar processos que dependem do setor público e nós, enquanto gestores, temos que buscar soluções e implantar iniciativas que venham ao encontro desta necessidade. Tem sido uma marca desta Gestão a busca por soluções práticas e que modernizem o atendimento a população”, ressalta. 

Para a arquiteta e urbanista do Município, Danieli Frozza, a implantação da Aprova é mais uma estratégia para agilizar a emissão de documentos, otimizar tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade. “Com a tramitação online todo o trabalho poderá ser feito do próprio escritório e assinado de forma digital. Os servidores responsáveis pela aprovação dos processos poderão analisar de forma mais detalhada com maior agilidade”, explica.

Ainda há processos em andamento que estão sendo analisados de forma manual, no entanto, as novas solicitações já devem ser realizadas no ambiente digital, dispensando a necessidade do cidadão se deslocar até o balcão da prefeitura ou fazer impressões de projetos para validação.

As etapas de um processo digital

Na prática, um processo digital funciona da seguinte forma:

  • Protocolo: moradores, engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos protocolam os pedidos online, do seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocar até a prefeitura.
  • Análise: a prefeitura recebe o processo, analisa, encaminha, faz observações, aprova ou retorna ao solicitante, tudo de forma digital, sem impressões em papel.
  • Aprovação: uma vez aprovado, o sistema emite e permite a assinatura digital nos documentos. O requerente pode imprimir quantas vezes quiser, dispensando carimbos, pastas e arquivos físicos.

Como utilizar o sistema digital em Abelardo Luz

Hoje (07), os cidadãos e profissionais da cidade podem participar do lançamento da plataforma Aprova que acontecerá de forma online, às 14 horas. Durante a transmissão os participantes irão aprender a fazer a emissão digital dos dois processos disponibilizados pelo Departamento de Engenharia.

  1. Alvará de Construção
  2. Carta Habite-se

Acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: https://www.youtube.com/watch?v=baQJv8dZ56I 

Para utilizar o sistema basta acessar https://abelardoluz.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito na plataforma, que também disponibiliza suporte técnico em horário comercial para auxiliar os usuários.

Sobre a Aprova

Fundada em 2017 pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, a Aprova é uma suíte de soluções que moderniza e aumenta a eficiência da gestão pública. O sistema pode ser personalizado conforme a realidade de cada cidade ou secretaria. 

Com a plataforma, as atividades manuais e repetitivas dos servidores são automatizadas, assim cálculos e análises, que demoram dias para serem realizadas de forma tradicional, são feitas em poucos segundos pelo sistema.

Personalizado para atender as demandas específicas de cada secretaria, a inteligência do sistema garante segurança em todas as etapas do processo, cumprindo à risca a legislação municipal e as normativas de cada área.

Abelardo Luz é a 40ª cidade do estado a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços mais eficientes.

Em Florianópolis, o alvará instantâneo proporcionou muito mais agilidade para construir na capital. O mais rápido foi emitido em apenas cinco minutos. Em Itajaí, depois da implantação da Aprova, empreendedores conseguem emitir o alvará de funcionamento em 24 horas.

A Aprova já ajudou mais de 100 cidades brasileiras a economizarem cerca de 300 mil toneladas de papel e R$ 50 milhões dos cofres públicos. Atualmente, 21 milhões de brasileiros têm acesso a serviços governamentais através da plataforma.