Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovida em Abelardo Luz

Aconteceu na última sexta-feira (02), a XI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovida pela Secretaria de Assistência Social de Abelardo Luz e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA. O encontro teve como principal objetivo refletir e avaliar os reflexos da pandemia e apontar propostas de ações e políticas que garantam os direitos das crianças, adolescentes e suas famílias no contexto pós-pandêmico.

“É um momento onde buscamos envolver a comunidade no debate de políticas públicas em conjunto com os profissionais da rede de proteção, a fim de consolidar propostas e ações que possam ser desenvolvidas de forma mais eficaz”, comenta a secretária de Assistência Social, Cassiane Nunes.

A conferência abordou cinco eixos temáticos, voltados à promoção e garantia de direitos, enfrentamentos das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia, ampliação e consolidação da participação da sociedade e garantia de recursos. Todas as temáticas voltadas para a consolidação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

Além dos eixos temáticos debatidos, a conferência contou ainda com palestra ministrada pela assistente social Cristiane Marchesini Teixeira. O vice-prefeito, Junior Bodaneze, participou do evento e destacou a importância da conferência e do debate sobre as políticas públicas de assistência social voltadas às crianças e adolescentes do município com o envolvimento da comunidade.

As propostas apresentadas durante os eixos de discussão agora serão encaminhadas para XII Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que contará com representantes de Abelardo Luz definidos durante a conferência local.