Prefeito Santin participa de reunião que consolida diretoria e Assuntos Indígenas em Abelardo Luz 

Pela primeira vez na história de Abelardo Luz os povos indígenas contam com um representante dentro do Governo Municipal, através da implantação do cargo de Diretor de Assuntos Indígenas, ocupado pelo indígena Genilson Luk Mendes. Ontem (10), o prefeito Nerci Santin, acompanhado do secretário de Administração, Alessio Valandro, estiveram na sede da aldeia Vila Nova, onde se reuniram com representantes indígenas e da Funai para ouvir e apresentar demandas.

“Estivemos reunidos aqui na comunidade indígena com o diretor de Assuntos Indígenas e representantes da Funai para tratar de assuntos e projetos direcionados aos povos indígenas. Temos esse olhar voltado a toda a comunidade e suas necessidades, seja da etnia que for e não será diferente com os indígenas, queremos buscar ações e implementar políticas públicas que tragam uma melhor qualidade de vida para eles”, frisa o prefeito Santin. 

Abelardo Luz conta com duas aldeias indígenas, sendo a Vila Nova e Toldo Imbú, com aproximadamente 90 famílias. “É um momento histórico para a população indígena de Abelardo Luz, pois esse estreitamento de relações com a Administração Municipal soma muito para a comunidade índigena. Isso demonstra a sensibilidade humana do prefeito Nerci Santin com a sociedade minoritária e hoje partimos para um caminho de maior visibilidade em fazer parte da gestão municipal”, ressalta o coordenador da Funai Interior Sul – Chapecó, Adroaldo Antônio Fidelis. 

O cargo de diretor de Assuntos Indígenas está vinculado à Secretaria Municipal de Administração e foi aprovado através da Lei Complementar n° 179, em 28 de setembro de 2022. “Será uma soma de forças, onde iremos receber as demandas da comunidade indígena e dar os encaminhamentos necessários para os setores responsáveis com um amparo legal”, explica o diretor de Assuntos Indígenas, Genilson Luk Mendes.

“Desde 2014 buscava-se efetivar essa demanda de criar um cargo que representasse os povos indígenas, mas não se tinha um entendimento. Agora houve esse entendimento entre vereadores e Governo Municipal para a criação de uma diretoria indígena, onde foi acolhido pelo prefeito Nerci Santin e teremos um espaço para essa comunidade de acordo com a estrutura nacional, pois agora também existe um ministério federal, para estar apresentando projetos e requisições”, relembra o vereador Alzomiro Brizola (PT). 

Atualmente o diretor de Assuntos Indígenas estará realizando atendimento numa sala provisória na aldeia Vila Nova, porém, com a reforma da prefeitura, o setor contará com uma sala própria para receber os povos indígenas.