Secretaria de Saúde de Abelardo luz intensifica trabalhos de prevenção a dengue

A Prefeitura de Abelardo Luz através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando os trabalhos de prevenção à dengue. As ações de combate à dengue continuam em todos os bairros e centro da cidade. A Secretária de Saúde, Queila Barreta, destaca o trabalho conjunto com outras secretarias. “Além das visitas domiciliares e o acompanhamento das armadilhas, estamos trabalhando junto com outros setores na coleta de entulho e limpeza. Por isso é fundamental o apoio da população nessa força-tarefa”, afirma.

O agente responsável pelos trabalhos contra a dengue no Município, Olivar Cardoso, explica que o trabalho é diário e permanente. São 38 armadilhas que são verificadas semanalmente para averiguar possíveis larvas do mosquito da dengue e da febre Chicungunya (nova doença também transmitida pelo mosquito aedes aegypti).

“Pedimos sempre a colaboração da população no processo de combate à dengue. É importante que todos colaborem eliminando de suas casas todos os materiais que possam acumular água da chuva, se tornando um criadouro do mosquito da dengue.”

Dicas para evitar a proliferação do mosquito da Dengue:

1. Não deixe acúmulo de água

2. Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água.

3. Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas.

4. Remova folhas e galhos das calhas.

5. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo.

6. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

7. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue.