Abelardo Luz registra sete casos de dengue, uma das maiores taxas dos últimos anos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, confirmou no fim da tarde de ontem (01), que o município conta atualmente com sete casos confirmados de dengue, todos os infectados já passaram pelo momento mais agudo dos sintomas e estão em recuperação. A suspeita é de que os casos sejam autóctones, que é quando o contágio ocorre dentro do próprio município.  

 

  Em virtude do aumento dos casos, foi realizado no último dia 23 de fevereiro trabalho no combate à dengue conhecido como fumacê, que tem por objetivo eliminar o mosquito adulto. A ação foi realizada na avenida Getúlio Vargas, centro e também na saída para Xanxerê, nos bairros Santa Luzia e Alvorada, e em frente a creche.  

 

  SOBRE A DENGUE     

 

A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus transmitido por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.     Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a toda população que redobre os cuidados em suas casas fazendo a limpeza dos seus quintais e eliminando possíveis locais com água parada, que é onde o mosquito coloca seus ovos.      

 

DICAS:   – Ao ficar em casa dê uma olhada geral nos quintais, nos terrenos das imediações e também dentro de casa. – Retire tudo que acumula água para assim dificultar a proliferação do mosquito transmissor da doença. – Faça a limpeza periódica de caixas de águas, bebedouros de animais e outros recipientes que possam acumular água; – Faça uma faxina geral no entorno da sua casa ou quintal e evite jogar ou acumular lixo em terrenos baldios.