Abelardo Luz quer implementar o Programa Jovem Aprendiz para capacitar trabalhadores ao primeiro emprego

O Sine (Serviço Nacional de Emprego) Posto Abelardo Luz em parceria com a Prefeitura Municipal está buscando adesão de empresários para a implantação do programa Jovem Aprendiz. Esse Programa é desenvolvido pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é um programa de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego. Essas políticas de juventude são importantes para diminuir o índice de desemprego dos jovens.

O aprendiz é o jovem com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em curso de aprendizagem profissional e admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela CLT. “Estamos iniciando um movimento com os empresários para que possamos trazer o Jovem Aprendiz para o comércio. Para implantar os cursos são necessários 35 alunos por isso é preciso ter noção da demanda desses cursos de qualificação em nossa cidade”, afirma a coordenadora do Sine em Abelardo Luz, Eliane Barreto.

Hoje, já estão em funcionamento três cursos em parceria com o Programa Senac Gratuidade: Cuidador infantil, recepcionista em serviços de saúde e auxiliar administrativo. Todos os cursos tem carga horária a ser cumprida e são ministrados no turno da noite atendendo ao todo cerca de 80 pessoas. “O objetivo de proporcionar esses cursos é colocar os jovens no mercado de trabalho para que possam conhecer a realidade e suas profissões”, afirma Eliane Barreto.