Abelardo Luz registra primeiro caso de dengue em 2023
A Secretaria de Saúde confirmou ontem (22), o primeiro caso de contaminação por dengue registrado em Abelardo Luz neste ano de 2023. Trata-se de uma criança de 04 anos de idade que reside no bairro Santa Luzia, porém o local de contaminação ainda não está esclarecido, pois o mesmo esteve em outros municípios.
O paciente foi diagnosticado com dengue após realizar exames no município de Palmas (PR), com sintomas de febre e dor no corpo, típicos da doença. “É importante que a população fique atenta aos sintomas, mas além disso, que esteja atenta a possíveis criadouros do mosquito nas residências ou redondezas”, alerta a responsável pelo setor de Epidemiologia de Abelardo Luz, Rosane Ribeiro.
Nesta semana o setor de Epidemiologia esteve realizando monitoramento de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue em residências e comércios do centro da cidade, através de imagens capturadas com drones. Os agentes de endemias também intensificaram as visitas e orientações à população.
A população é aliada fundamental no combate a dengue, adotando cuidados diários em suas residências, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, principalmente em vasos de flores, caixas d’ água, calhas e lixos descartados incorretamente.