Abelardo Luz terá mega testagem para doenças transmissíveis e preventivos

O Governo Municipal de Abelardo Luz, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará nova testagem em massa para Covid no próximo sábado, 15 de maio, no Centro de Atendimento ao Covid, na antiga escola Lauri Deon, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Os testes serão realizados em pessoas que ainda não receberam a vacina e que apresentem ou não sintomas respiratórios.

 

No final de semana seguinte, dia 22 de maio,  acontece o Sábado D de coleta de preventivos para detecção precoce de câncer de colo de útero. A ação acontece nas unidades de saúde dos bairros Aparecida e Alvorada, além do Centro de Saúde Ângela Nardino Bertoncello. Para realizar os preventivos é necessário agendar diretamente nestas unidades de saúde ou com os agentes comunitários de saúde. 

 

Tanto no dia 15 quanto no dia 22 de maio também serão oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Para participar das ações de testagem e exames é necessário apresentar documento de identidade e cartão SUS, além do uso obrigatório de máscara e manter distanciamento social. 

 

Conforme o setor de Saúde, o objetivo da testagem é identificar os casos mais precocemente possíveis, para reduzir os riscos de contaminação, bem como iniciar o mais breve possível o acompanhamento e tratamento.