Governo Municipal testa mais de 240 pessoas em ação da Secretaria de Saúde

Com o objetivo de reduzir a transmissão do coronavírus em Abelardo Luz, o Governo Municipal realizou testagem em massa no último sábado (20), através da Secretaria de Saúde, para identificar casos ativos do vírus, principalmente em assintomáticos.

 

Ao todo, foram realizados 248 testes de forma gratuita, sendo 29 exames de antígenos e 219 de anticorpos. Destes, cinco (05) foram positivados. “Tivemos uma grande adesão da população. Iniciativa que avaliamos positivamente e que pretendemos repetir em breve, pois além da testagem pudemos repassar orientações para as pessoas e reforçar os cuidados que devem ser tomados no dia a dia”, analisa a secretária de Saúde, Adriana Papini.  

 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Governo Municipal já realizou 8.554 testes em Abelardo Luz, onde já foram confirmados 1,5 mil casos positivos. Atualmente, o município possui 73 casos ativos e 33 mortes em consequência do coronavírus. 

 

Para a responsável pelo setor de Epidemiologia do município, Rosane Ribeiro, a realização da testagem é importante para avaliar a efetividade da isolamento social em doenças virais, como Covid-19, que ocorre a transmissão pelo contato direto. “Devemos salientar que os exames fazem parte de medidas de controle da doença , assim como avaliação médica e o tratamento”, ressalta. 

 

Ainda conforme Rosane, é fundamental que as pessoas procurem o Centro de COVID, no momento em que apresentarem os primeiros sintomas para que o atendimento seja rápido e as medidas de isolamento ou tratamento aplicadas de maneira mais eficaz. 

 

Os atendimentos no Centro do Covid, na antiga escola Laury Deon, acontecem de segunda a sexta-feira, das  7h30 às 12h e das 13h às 17h, no final de semana e feriado o plantões Covid acontecem no Hospital Rogacionista Evangélico.