Vacinação contra a gripe é prorrogada
A Campanha da Vacinação Contra a Influenza, que iniciou no dia 17 de abril está prorrogada até o daí 9 de junho. A mesma, com data prevista para encerramento no dia 19 de maio foi adiada para atingir a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 90% das pessoas vulneráveis às complicações dos vírus da gripe.
“Vamos ter mais duas semanas para atingir essa meta e imunizar a população. Pedimos para todos os abelardense que ainda não receberam a vacina, que compareçam as unidades de saúde e sejam imunizadas,” comenta a Enfermeira do Setor Epidemiológico Rosane Ribeiro.
Até o momento em Abelardo Luz, conforme a enfermeira, 70% do público alvo foi vacinado. A campanha atinge grupos prioritários: crianças de seis meses a dois anos, crianças de dois anos a quatro anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e professores.
Para melhor atender os grupos prioritários as unidades de saúde do município realizam atendimento diferenciado. A unidade de saúde do Bairro Ângela Nardino Bertoncello atende durante todo o dia sendo das 7h30 ás 12h e 13h30 ás 17h, o posto de saúde do Bairro Aparecida realiza atendimento pelo período da manhã das 8h ás 11h30 , já no Bairro Alvorada o atendimento acontece das 13h30 ás 16h30, no assentamento 25 de Maio a unidade de saúde realiza atendimento todas as tardes e no assentamento José Maria o atendimento acontece todas as terças e sextas-feiras.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Assessoria de Imprensa – Thamara Aparecida Verardo