Abelardo Luz registra primeiro óbito por dengue
A Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda-feira (04), o primeiro óbito em decorrência da dengue registrado em Abelardo Luz. Trata-se de um homem de 74 anos que estava internado desde o dia 20 de março no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, após ser acometido pela dengue. O paciente, que possuía comorbidades relacionadas a diabetes, foi a óbito por agravamento dos sintomas da dengue, causando broncopneumonia e septicemia.
Abelardo Luz vive uma epidemia de dengue, conforme boletim divulgado também hoje, já são 402 casos confirmados de contágio. Vale lembrar que esses números são referentes ao ano de 2022 e não necessariamente de casos ativos.
Diante deste cenário o Governo Municipal vem desenvolvendo diversas ações de controle, conscientização e combate ao mosquito da dengue, a exemplo dos constantes fumacês e do mutirão realizado durante o final de semana para coleta de materiais propícios para proliferação do mosquito e vistorias em casas e terrenos no bairro Santa Luzia e centro da cidade, locais com maiores índices de contágio e focos.
A população é aliada fundamental no combate a dengue, adotando cuidados diários em suas residências, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, principalmente em vasos de flores, caixas d’ água, calhas e lixos descartados incorretamente.