Responsável pela Defesa Civil de Abelardo Luz fala sobre trabalhos do setor em sessão da Câmara de Vereadores do Município

“Defesa Civil nunca esteve tão estruturada quanto está hoje”, assim o responsável pelo setor definiu o momento atual da Defesa Civil do Município durante pronunciamento na Câmara de Vereadores de Abelardo Luz

O responsável pela Defesa Civil de Abelardo Luz, Natanael Coelho, fez uso da tribuna durante a sessão da Câmara de Vereadores do Município, realizada ontem a noite (22), para falar sobre o trabalho emergencial de atendimento às famílias atingidas pela chuva de granizo, ocorrido no dia 07 de agosto de 2022.

Em pronunciamento aos vereadores, Natanael enfatizou que “a Defesa Civil nunca esteve tão estruturada quanto está hoje. Quando assumimos a atual gestão este setor não tinha sequer uma sala própria e um computador para realizar os atendimentos a população e atividades gerais no dia a dia. Hoje, depois de um trabalho de estruturação da Defesa Civil realizado pelo Governo Municipal, temos, inclusive, um veículo exclusivo para este setor, sala de atendimento e materiais de trabalho necessários para desempenhar nossa função, que é atender a população.”

Sobre o trabalho emergencial de atendimento às famílias atingidas pelo granizo, Natanael destacou que tanto neste ano quanto na tempestade de setembro do ano passado, todas os atingidos foram socorridos com materiais disponibilizados pela Defesa Civil, como lonas para cobrir as casas provisoriamente e posteriormente telhas para reparar os danos definitivamente. Cabe ressaltar que neste ano as telhas ainda estão sendo distribuídas. “Temos total apoio da Defesa Civil do Estado, na pessoa do coordenador regional Luciano Peri, além do empenho e trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal, através do prefeito Nerci Santin, que possibilita estarmos aptos a atender as demandas da população, principalmente em momentos emergenciais causados por condições climáticas”, frisa.

Natanael também destacou alguns trabalhos realizados pela Defesa Civil no atendimento à população atingida pela estiagem, cada vez mais recorrente no município. No ano passado foram destinados pela Defesa Civil do Estado 25 reservatórios de água para serem utilizados nas comunidades mais afetadas pela estiagem, após mapeamento do setor e viabilização da documentação para serem contemplados com o material. Além disso, recurso de R$ 50 mil para adquirir um tanque e montar um caminhão pipa de água potável. “Tivemos dois anos seguidos de estiagem e muitos agricultores estavam sendo prejudicados com isso, contabilizando perdas e sofrendo pela falta de água para consumo próprio e para os animais”, frisa.

Para finalizar, Natanael enfatizou que o setor está sempre acessível à população, tanto presencialmente na Prefeitura quanto via telefone, disponibilizado para a população.