Prevenção ao suicídio será tema de palestra promovida em Abelardo Luz na próxima segunda-feira (26)

Mortes por lesões autoprovocadas (suicídios), aumentaram 35% nos últimos dez anos no Brasil, somente em 2020 foram mais de 12 mil casos. Santa Catarina ocupa atualmente a 3° posição entre os estados com maior número de registros de suicídios neste mesmo período, conforme dados divulgados pelo DataSUS. Os números alarmantes movimentam ações e iniciativas de prevenção ao suicídio, que ganha maior ênfase durante a campanha do “Setembro Amarelo”.

Em Abelardo Luz, a Secretaria de Saúde em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPs, promove na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, palestra sobre o assunto, com o lema “você importa, escolha a vida”. O encontro será realizado no Quintal da Vovó, ao lado da matriz da Igreja Católica no município, às 13h30.

“É um momento importante de debatermos com a sociedade um problema crescente, que apresenta números alarmantes se tornando uma questão de saúde pública. Temos essa preocupação em nosso município, pois estamos num estado com números elevados de casos. É fundamental falar com as pessoas e mostrar que temos profissionais e alternativas para ajudá-las, de que não estão sozinhas e podem procurar ajuda”, comenta a secretária de Saúde, Adriana Papini.

O setor de Saúde de Abelardo Luz oferece serviços de atendimento a pessoas com problemas psicossociais, oferecendo atenção primária até a especializada, para isso basta procurar atendimento na unidade básica de saúde de referência para receber o atendimento, o cuidado e o encaminhamento necessário .