Ação contra alienação parental é realizada em Abelardo Luz

Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, realiza nesta segunda-feira (25), ação contra a alienação parental, que é quando um adulto influencia crianças ou adolescentes a repudiar outra pessoa de vínculo próximo, com objetivo de dificultar ou romper a convivência entre elas, a exemplo de pais divorciados. Panfletos com orientação acerca do assunto estão sendo distribuídos para motoristas e pedestres que passam pela Avenida Getúlio Vargas.

 

A campanha tem como lema “nem meu, nem seu, o filho é nosso” e busca enfatizar que a prática da alienação parental se configura como crime, previsto na lei n°12.318, criada em 2010. “Buscamos promover essa campanha com objetivo de orientar a população sobre as condutas que caracterizam essa prática que afeta diretamente o desenvolvimento psicológico da criança ou do adolescente e acaba por romper laços familiares que são importantes para a vítima”, explica a secretária do Social, Ivete Busatta. 

 

Panfletos também foram distribuídos para comerciantes e empresários durante a ação, que é realizada pela equipe do Social, com apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), CREAS, SUAS, Conselho Tutelar e da Polícia Militar de Abelardo Luz.   

 

Em casos de identificação de alienação parental, as pessoas podem procurar ajuda no Conselho Tutelar do município, bem como na Vara da Infância e Juventude, para buscar orientações acerca do caso concreto.