Imunização contra influenza e sarampo já está acontecendo em Abelardo Luz

A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz iniciou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. Com o dia “D” marcado para 30 de abril, a vacinação acontece em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.
 
 
A primeira etapa acontece até o dia 30 de abril nos pontos de vacinação do município, que são o Centro de Saúde Ângela Nardino Bertoncello, que atende de segunda a sexta-feira. Na UBS da Vila Araçá a imunização acontece nas quartas e sextas-feiras, já na UBS do Assentamento 25 de Maio acontece nas terças-feiras e na UBS do Assentamento José Maria nas sextas-feiras.
 
 
 
A segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.
 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
 
 
Confira quais públicos serão atendidos:
 
1ª etapa:
– idosos com 60 anos ou mais;
– trabalhadores da saúde;
 
2ª etapa:
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.