Inicia em Abelardo Luz curso Pronatec Mulheres Mil

A Prefeitura Municipal de Abelardo Luz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou a aula inaugural do Programa Mulheres Mil, que está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal, no último dia 11. Foram iniciados dois cursos: Artesã de bordados a mão e auxiliar administrativo em parceria com o IFSC campus Xanxerê.

A Coordenadora do CRAS, Cristiane Teixeira parabenizou todas as mulheres presentes pela atitude de mudar suas vidas. “Para isso, é muito importante podermos contar com uma instituição de ensino que pode proporcionar cursos de qualificação profissional a mulheres em vulnerabilidade”, lembrou.

Na ocasião foi entregue os KITs PRONATEC contendo caderno, lápis, caneta e borracha. Com início das aulas em fevereiro já  estão formadas as turmas formadas para Mulheres Mil Derivados de Leite:
uma turma assentamento 25 de maio e
uma turma assentamento José Maria. Para o próximo semestre o município já pactuou junto ao MDS 200 vagas para o programa.

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. São cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas.

Esse programa atende um público específico de mulheres e utiliza uma Metodologia específica que privilegia temas como elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da Mulher, inclusão digital, cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

Participam dos cursos Mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, preferencialmente beneficiárias do Bolsa Família.