Seminário do PNAIC reúne educadores de Abelardo Luz

A Prefeitura Municipal de Abelardo Luz, através da Secretaria de Educação, realizou durante toda quinta-feira (4), o II Seminário Municipal do Pnaic (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa). O Encontro ocorreu nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, no Parque de Exposição Manoel Lustosa Martins e contou a palestra da professora da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), Nilce Fátima Scheffer, que abordou o tema “Alfabetização Matemática”.

O Pnaic se caracteriza pela integração e estruturação de diversas ações, materiais pedagógicos e referências curriculares do Ministério da Educação que contribuem para a alfabetização. O pacto tem como estratégia a formação de professores alfabetizadores, com total de 240 horas ao longo de dois anos. No ano de 2014 são 160 horas com ênfase na área da Alfabetização Matemática.

Abelardo Luz fez a adesão ao Pacto em setembro de 2012 e possui 27 professores alfabetizadores e todos participam da formação e recebem do Governo Federal uma bolsa de R$ 200,00 mensais para desenvolver as atividades propostas pelo MEC.

“A formação continuada dos alfabetizadores precisa garantir as ferramentas para poder alfabetizar com planejamento. O curso tem enfoque nos planos de aula, nas sequências didáticas e na avaliação diagnóstica, onde se faz o mapeamento das habilidades e competências dos educandos, permitindo traças estratégias para o aluno aprender atingindo a alfabetização na idade certa”, afirma a Secretária de Educação, Iraci Chiquelero.