Seminário com presença da Maria da Penha em Abelardo Luz reúne mais de mil mulheres de toda a região

Em um encontro marcado pela emoção, mais de mil mulheres prestigiaram, no último sábado (29) em Abelardo luz, o 2º Seminário “pelo Fim da Violência contra a Mulher” que contou com a presença do símbolo da luta das mulheres contra a violência, Maria da Penha. Ela deu o nome a Lei nº 11.340, de sete de agosto de 2006, que aumentou o rigor das punições dos homens que praticam violência.

O seminário foi uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Prefeitura Municipal de Abelardo Luz com o apoio do Conselho da Comunidade. Na abertura do evento o Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli anunciou o envio de um projeto para a Câmara de Vereadores que cria a Secretaria da Cidadania e Inclusão Social e a Diretoria das Mulheres.

Na parte da manhã aconteceu a abertura do evento com a palestra do Promotor de Justiça da Comarca de Abelardo Luz, Dr. Vinicius Secco Zoponi que aprofundou questões sobre a aplicação da Lei Maria da Penha no Brasil. “Hoje 85% dos brasileiros conhecem a Lei Maria da Penha, ou seja, 85% dos brasileiros sabem que violência contra as mulheres gera punição”, lembrou o Promotor.

A Lei Maria da penha é hoje reconhecida pela ONU como uma das três legislações mais avançadas no combate à violência de Gênero no mundo. “Esse seminário fez parte da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e teve por objetivo proporcionar alternativas de vida diferenciada às mulheres vítimas de violência, resgatar autoestima, buscar o empoderamento, discutir e debater a Maria da Penha. Tudo isso, com o intuito de promover o fortalecimento e o conhecimento da mulher diante das Políticas Públicas de gênero”, afirmou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Carolo.

Na parte da tarde foi a vez da palestra com Maria da Penha que relatou sua história de vida e toda a construção e debates da Lei 11.340. Maria da Penha é cearense de Fortaleza, farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, aposentada. Em maio de 1983 foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Viveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Marco Antônio por duas vezes foi julgado e condenado, mas saiu em liberdade devido a recursos impetrados por seus advogados de defesa.

Para o Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli, este evento é um marco para o Município e para a luta das Mulheres. “Foi com muito orgulho que recebemos essa mulher símbolo de uma luta pela igualdade. Maria da Penha representa toda a força da mulher que busca e luta por uma vida de igualdade e dignidade. Parabéns a todos que estiveram envolvidos com o sucesso desse evento”, disse o Prefeito.