Abelardo Luz se prepara para receber Maria da Penha no próximo dia 29

No mês de novembro Abelardo Luz será palco do 2º Seminário “pelo Fim da Violência contra a Mulher” e contará com a presença do símbolo da luta das mulheres contra a violência, Maria da Penha, que deu o nome a Lei nº 11.340, de sete de agosto de 2006, que aumentou o rigor das punições dos homens que praticam violência. O seminário ocorre dia 29 de novembro, durante todo o dia, no salão comunitário da Igreja Matriz e é uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Prefeitura Municipal de Abelardo Luz com o apoio do Conselho da Comunidade. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.abelardoluz.sc.gov.br.

Para a realização do seminário, o Conselho da Mulher programou várias atividades paralelas para debater o tema, inclusive com a participação do Promotor de Justiça da Comarca de Chapecó, Dr. Vinícius Secco Zoponi, na próxima terça-feira, dia 18, na Câmara de Vereadores. O promotor também estará no município de Ouro Verde no dia 19 e em Ipuaçú no dia 20 palestrando sobre o tema.

A Lei Maria da penha é hoje reconhecida pela ONU como uma das três legislações mais avançadas no combate à violência de Gênero no mundo. O seminário, que acontece em Abelardo Luz, faz parte da Campanha dos “16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e tem por objetivo proporcionar alternativas de vida diferenciada às mulheres vítimas de violência, resgatar autoestima, buscar o empoderamento, discutir e debater a Maria da Penha. Tudo isso, com o intuito de promover o fortalecimento e o conhecimento da mulher diante das Políticas Públicas de gênero.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Maria Carolo, destaca a importância da realização desse seminário. “Maria da Penha dá um grande exemplo na luta contra a violência e sua contribuição será muito importante para fazer a diferença na vida das mulheres e para sua libertação. Com isso vamos debater o tema e será de grande ajuda para criarmos estruturas de apoio às mulheres”, diz Maria Carolo.

Maria da Penha:

Maria da Penha é cearense de Fortaleza, farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, aposentada. Em maio de 1983 foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Marco Antônio por duas vezes foi julgado e condenado, mas saiu em liberdade devido a recursos impetrados por seus advogados de defesa.