Governo Municipal de Abelardo Luz garante recurso histórico para construção de ponte na comunidade da Capão Grande

Na última terça-feira (21), o Governo do Estado publicou portaria onde garante aporte de R$ 4,8 milhões para construção de uma ponte sobre o Rio Chapecó para substituir a travessia por balsa na comunidade da Capão Grande, interior de Abelardo Luz, um sonho de décadas que enfim sairá do papel. A notícia foi anunciada pelo prefeito Nerci Santin e equipe na tarde seguinte aos moradores da localidade, que se reuniram às margens do rio para comemorar o feito histórico.

“Estou emocionado em anunciar essa conquista para Abelardo Luz, é resultado de muita luta, persistência e trabalho, onde teve a participação de muita gente para tornar esse sonho possível. É um investimento que estava em nosso Plano de Governo e que irá acabar com o sofrimento de dezenas de famílias que dependem dessa travessia”, comemora o prefeito Santin.

O prefeito destacou ainda a parceria entre o Governo Municipal e o Governo do Estado que tornou possível a destinação do recurso para construção da ponte. “Temos um Governo do Estado que olha para as necessidades de nossa gente, por isso quero agradecer ao governador Carlos Moisés, que através da Defesa Civil, olhou para nossa gente e se solidarizou com o sofrimento de anos causado às famílias pela falta de uma ponte nesse local. É mais um aporte financeiro histórico que resulta da parceria e diálogo entre nossa equipe e a equipe do Estado, além do apoio e contribuição dos deputados estaduais e federais do MDB, Mauro de Nadal, Valdir Cobalchini e Moacir Sopelsa”, frisa.

Para o morador da comunidade, Celso Bitencourt, a notícia da construção da ponte é uma benção, pois segundo ele “desde sempre a falta de um ponte tornou a nossa vida muito difícil, porque aqui nós passava com milho em canoas e tábuas, inclusive vimos amigo nosso morrer afogado neste lugar durante a travessia. Saber que agora vai ter uma ponte é mais que uma vitória, é uma benção de Deus, temos só que agradecer por essa conquista que irá mudar as nossas vidas”, comenta emocionado.

O clima de comemoração pela notícia também foi compartilhado pelo vice-prefeito, Junior Bodaneze, que participou do encontro ao lado do prefeito Santin. “Para nossa gestão é algo que nos marca, pois temos um carinho especial pelos moradores da Capão Grande e comunidades próximas. Tornar esse sonho possível é motivo de orgulho e de muita comemoração para todos, pois é um fato histórico que irá transformar a realidade local”.

O encontro com os moradores da comunidade contou ainda com a presença dos secretários de Governo, Aléssio Valandro, Téio Bordignon, Joares Rotava, além do vereador Otílio da Camara (MDB) e equipe da Defesa Civil. “Essa obra que vai sair do papel, foi resultado de uma solicitação devido uma necessidade que o município tinha e num tempo recorde a gente conseguiu fazer o encaminhamento e a documentação. Por isso, quero parabenizar a equipe de Abelardo Luz que fizeram todas as tramitações necessárias para que se chegasse a esse momento, pois tem toda uma parte administrativa e documental, e quando chegou até nós pudemos ter uma noção clara da importância e da demanda histórica por essa ponte”, enfatiza o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri.

O aporte financeiro no valor de R$ 4,8 milhões para construção de uma ponte na localidade de Linha Capão Grande foi publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina no último dia 21 de junho de 2022, através da Portaria n° 244/22, processo 766/2022.